sexta-feira, 16 de novembro de 2007

FHC - O Fim do Homem Cordial.Vol.II: Complexos de Poliana e do Alemão

...a Liga da Justiça Beatnik estava completa. Saímos tagarelando pelas ruas da Tijuca expondo todas nossas verves políticas, amorosas, místicas e poéticas...”varamos as ruas juntos absorvendo tudo aquilo com aquele jeito intrépido de recomeços, e que mais tarde se tornariam melancólicos, perceptivos e vazios. Mas dançávamos pelas ruas como piões frenéticos, eu me arrastava na mesma direção como tinha feito a minha vida toda, sempre atrás de pessoas que me interessavam, pois para mim, pessoas mesmo são esses caras, que estão loucos para viver, loucos para serem redentores rendidos, que querem salvar o mundo todo ao mesmo tempo agora, estão loucos para falar, nunca bocejam e jamais dizem chavões, mas queimam, queimam, queimam como fabulosos fogos de artifício explodindo feito constelações em cujo centro fervilhante – pop! - pode-se ver um brilho azul intenso...”. Chegamos lá em casa e recobramos nossa prosa-provocativa com biscoitos água e sal com gergelim, e capuccino mentolado. Beto foi o primeiro a dormir, e isso rapidamente se percebeu pela falta de expressões geniais, que de repente faltam à conversa. É dele, expressões como ‘você é uma garota extremamente-mais-ou-menos’ e ‘têm mulheres que são compradoras compulsivas, mas João é comprador compulsório’. Fiquei atônito por saber que Orfeu ronca.

Eu estava só o pó da rabióla, mas mesmo assim Pedro capotou primeiro que eu. Suas últimas palavras foi algo em torno de Reforma Agrária. Pedro é uma das personagens mais 'plural’ do meu multiverso imaginário: ele pode ser o trovador encantador que salva a cidade das ratazanas, pode ser o chapeleiro maluco enigmático que vigia e orienta Alice, mas pode também ser o primeiro senador saído da UNE que milita exclusivamente por causas populares, tanto quanto um acadêmico pós doutor que dá aula gratuita de Filosofia em comunidades ribeirinhas, quando não está em wall street prestando consultoria para Rockfeller’s. Dorme com mesma facilidade e intensidade com que fala.

Fui pro meu quarto e me entreguei à escuridão e vasto pensamento e emoções imperfeitas do sono.

Sábado começou muito estranho. Uma mistura de sono, afazeres inacabados e ansiedade incomodavam meus gametas. Pastor Rodney aportou no prédio às 10h. Seguimos para o famigerado Complexo do Alemão, com o programa do dia que seria de ensaiarmos, almoçar e às 5h da tarde nos dirigir, ou sermos dirigidos, para São Gonçalo onde participaríamos do Congresso de Jovens da Primeira Igreja Batista do Neves.
O ensaio foi uma belezura. A Igreja Batista do Cordeiro fica na rua Canitá, pra quem não associa o nome à pessoa, é a porta por onde se entra ao baile da quadra da Canitá, local que normalmente é dominado pelo grave em decibéis ensurdecedores da Furacão 2000, é também um recanto bucólico onde Marisa Montes apresentou seu show do seu último disco (que é duplo), 'Infinito Particular’ e ‘Universo ao meu redor’. A rua Canitá é ainda caminho de acesso para o micro-ondas do jornalista Tim Lopes, e também é por ali que fica a contenção (duas pedras quadradas de tamanhos faraônicos) do caveirão - o bólido infernal da Guarda Nacional.

Ah! o ensaio. Bem, ensaio foi uma belezura. A banda compunha-se de baixo, batera e percussa, teclado, guitarra e vocais, vários vocais. Dez vocais. Eram Rodney e Guthemberg nas vozes de homens e oito mulheres nas vozes de...mulheres. Essas garotas, são uma espécie de Jovem Guarda do Complexo; preservam em seu canto toda uma integridade e honra; são jovens lindas que o poder paralelo insiste, mas não consegue tirá-las do aconchego do evangelho redentor de Jesus Cristo. Definitivamente, não há vida social possível sem o senso de esperança e dignidade que o Cristianismo imprime em nossos corações e mentes. Pergunte pras Garotas Cantoras da Igreja Batista do Cordeiro.

Guthemberg e Rodney, são casos à parte. O pr. Rodney é provavelmente o cara mais carismático (no melhor bom sentido da palavra) da América Latina. Cinco minutos com ele é o suficiente para querer levá-lo consigo e ser seu amigo para o resto da vida; a fala prosaica, o caráter ilibado, o coração do tamanho de Deus, fazem dele ‘O Homem Providencial’, ali no Complexo. Pr. Guthie traz de volta uma expressão da minha infância, ele é o ‘boa praça’; combina malemolência carioca com coração piedoso. Tenho a impressão de que ele seja um ‘Robin Hood às avessas’, que nos faz lembrar que na fraqueza somos fortes, na pobreza somos ricos, por tudo que Cristo fez por nós...CONTINUA

4 comentários:

Pedrô Lunaire disse...

Tu é um figura rapá...
Contando nossa caminhada noturna pela Tijuca...

Ae, se puder fazer aquele guaca-mole no sábado no debate, vai ser muito bom...
Cara,
esse feriadão estive com o povo da ABU, vc precisa conhecer mais de perto. Vc vai se amarrar.
Abração pra ti pra Zen,
PEdro.

Reflexão Sincera disse...

Batatinha quando nasce se esparrama pelo chão! Carrego... CARREGO NADA!!
é melhor eu deixar pra lá essa história de poesia, nunca fui bom nisso mesmo;e até já tentei usar a da batatinha outras vezes. Vim só para deixar um comentário. Seu blog está maneiríssimo.A maneira com que você brinca com as palavras deixa ele meio intrigante, gostoso de ler. Parabéns!
Ah! e a propósito eu também estou elaborando um blog. Trata sobre música. Ele ainda está no início e estou tentando melhorá-lo. Eu peço a alguns amigos, músicos ou não que avaliem e opinem sobre o blog pra saber se realmente o objetivo de ensinar música e futuramente noções de diversos instrumentos está sendo alcançado. Gostaria também de poder contar com sua ajuda. Não só na avaliação mas futuramente quando eu for postar sobre percussa. Queria que você me desse uns toques, bem pra iniciantes mesmo.Depois quando puder acessa. www.teoriadamusica.blogspot.com
Por falar em percussão seu mini caxixi ainda está comigo à sua espera. Um grande abraço!
vagnerbatera@msn.com IBC de Inhaúma.

Guttemberg Ferreira disse...

Hei! Nego. Saudades do amigo. Aqui é o "Robin Hood às avessas"(segundo você). Desejo a ti boas festas. Tenha um ano novo cheio de boas notícias e grandes conquistas.Dê um abraço no Beto e um beijo na esposa. Visite meu blog também (crisescontemporaneas).`A propósito, teu caxixi agora está comigo para te entregar.Um abraço do Complexo.

Guttemberg Ferreira disse...

Hei! Nego. Saudades do amigo. Aqui é o "Robin Hood às avessas"(segundo você). Desejo a ti boas festas. Tenha um ano novo cheio de boas notícias e grandes conquistas.Dê um abraço no Beto e um beijo na esposa. Visite meu blog também (crisescontemporaneas).`A propósito, teu caxixi agora está comigo para te entregar.Um abraço do Complexo.